Qual a diferença entre bijuterias e joias finas?

Em dúvida sobre reconhecer joias verdadeiras? Confira nosso guia sobre bijuterias x joias finas

Entender a diferença entre bijuterias e joias pode ser bem simples: tudo se resume aos materiais com os quais a joia é feita. Por isso, amiga você deve descobrir a qualidade dos metais e das pedras preciosas. Só assim é possível determinar se uma joia é considerada bijuteria ou não.

Vou tentar te explicar as definições que os especialistas usam para garantir a qualidade das joias, para que você saiba o que procurar ao comprar novas joias para sua coleção.

Bijuterias e semijoias

As joias da moda, também conhecidas como bijuterias, geralmente são feitas com metais comuns e pedras artificiais. Essas peças costumam ser feitas de latão, cobre ou alumínio, que entortam e mancham facilmente. Entretanto, algumas peças feitas inteiramente de tecido ou couro, ligas de metais comuns e até mesmo metais banhados a metais preciosos, como ouro ou prata, também se enquadram no grupo das bijus. Pedras artificiais incluem pedras de plástico, zircônias cúbicas e cristais Swarovski.

Alguns entusiastas de joias insistem em uma categoria intermediária chamada “semijoias”, que supostamente se caracteriza por joias feitas com ouro vermeil ou banhadas a ouro. (Para descobrir a diferença entre folheado a ouro, banhado a ouro e ouro vermeil, consulte um especialista).  As semijoias também são feitas com pedras preciosas verdadeiras, muito mais acessíveis, como morganita e opalas, ou pedras “aprimoradas”, que são tratadas com calor ou produtos químicos em laboratório para parecerem mais claras ou perfeitas, ou para mudar a cor da pedra.

Bracelete banhado a ouro. Créditos: The silver collector, 2025.

A categoria “semijoia” pode ser útil para joalheiros compartimentarem suas joias com mais precisão, mas não é um padrão pelo qual especialistas e autenticadores medem joias. Aos olhos de um especialista, semijoias ainda são consideradas bijuterias devido à incorporação de metais básicos — novamente, os materiais que compõem a joia são o fator decisivo para que uma peça seja considerada bijuteria ou joia fina.

Como elas são feitas de materiais propensos a rachaduras ou manchas, elas não têm uma vida útil muito longa. Além disso, são quase impossíveis de consertar depois de quebradas, pois o nível de calor necessário para soldar as peças de latão ou cobre simplesmente deixaria o revestimento de ouro ou prata escurecido. Felizmente, as tais peças tendem a ter um preço muito mais baixo do que as joias finas, e uma peça quebrada pode ser facilmente substituída por completo.

Como identificar joias verdadeiras?

Brinco de prata pura. Créditos: The silver collective, 2025.

Joias finas são usadas para descrever joias feitas de ouro maciço, prata pura, platina e/ou outros metais preciosos. Esse tipo de joia também costuma usar pedras preciosas genuínas, como diamantes, rubis, safiras, etc. Por serem feitas inteiramente de metais preciosos sólidos e pedras preciosas, as joias finas são muito mais resistentes do que as bijuterias e não mancham com os devidos cuidados e armazenamento. Além disso, quando quebradas, as joias finas podem ser consertadas. Elas podem ter um preço elevado, mas, na verdade, o valor e a longevidade dessas peças valem o investimento.

Se você está confuso sobre onde as joias de grife se encaixam entre essas duas categorias, basta observar a composição da peça. Alguns designers aumentam os preços das bijuterias simplesmente por causa da associação com a marca, fazendo parecer que uma peça de baixa qualidade vale mais. Mas a maioria das marcas produz apenas peças de alta qualidade feitas de metais preciosos e pedras preciosas genuínas. Preste atenção às marcas registradas em suas joias para descobrir se são bijus com uma marca sofisticada ou joias realmente finas.

Se você tem interesse em investir em joias finas, mas o preço o desencoraja, definitivamente deveria considerar comprar joias usadas. Você encontrará materiais de alta qualidade e excelente acabamento a um preço muito mais acessível. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui