Da produção têxtil ao transporte de peças de vestuário e ao descarte de roupas, a indústria da moda é responsável por uma quantidade significativa de poluição e desperdício.
É um problema global que está piorando, mas a questão é que ele só existe porque há demanda. No final da cadeia de suprimentos está o consumidor e, se ele reduzir a demanda, isso se infiltrará na cadeia, gerando menos desperdício.
Se todos reduzissem sua pegada na moda, veríamos mudanças maiores e em um ritmo mais rápido do que se esperássemos que as grandes corporações fizessem algo a respeito.
O que é uma pegada de moda?
Quando você compra uma peça de roupa na loja ou encomenda uma online, ela tem um preço. Não um preço financeiro para você, mas um preço ambiental para o planeta.
Dos produtos químicos usados para produzir a tinta da sua linda camiseta roxa ao dióxido de carbono liberado na atmosfera durante o transporte até você, tudo se soma. Esse impacto ambiental é conhecido como sua pegada de moda e é algo que todos nós precisamos reduzir.
Além dos danos ao planeta, a indústria de vestuário também impacta as práticas trabalhistas e promove a exploração em países em desenvolvimento, o que é considerado parte da pegada ética.
O objetivo de reduzir a pegada da moda é minimizar o impacto ambiental e social negativo da indústria da moda.
Roupas sustentáveis – 5 maneiras de reduzir sua pegada ecológica
1. Compre menos
Pode parecer óbvio, mas esta é a maneira mais fácil e simples de reduzir sua pegada ecológica.
Menos demanda significa menos produção, resultando em menos danos ao meio ambiente. É claro que é mais fácil falar do que fazer, especialmente quando se trata do dia do pagamento, mas, em vez de comprar por terapia de compras, pergunte a si mesma: “Eu realmente preciso de uma jaqueta nova?”
A resposta é quase certamente não.
Como disse Lisa Williams, diretora de produtos da Patagonia:
“A jaqueta mais sustentável do ponto de vista ambiental é aquela que já está no seu guarda-roupa.”
2. Escolha materiais ecológicos
Se você realmente precisa de uma jaqueta, procure uma feita com tecidos e materiais de baixo impacto. O material da sua peça contribui desproporcionalmente para sua pegada fashion.
Tecidos naturais e orgânicos, como algodão, cânhamo, linho e juta, têm pouco efeito negativo sobre a sociedade ou o meio ambiente, mas alguns deles precisam de muita água para serem produzidos, especialmente o algodão.
Outra opção é usar materiais sintéticos sustentáveis, como náilon reciclado, poliéster, liocel e polímeros de base biológica; no entanto, alguns desses materiais contribuem para o problema global da poluição plástica.
3. Compre de marcas sustentáveis
A sustentabilidade é uma grande prioridade para muitas empresas, então não é difícil encontrar uma que realmente tente ajudar, em vez de simplesmente fazer uma maquiagem verde em sua marca.
A varejista americana Patagonia é um excelente exemplo de uma marca que realmente se preocupa com o meio ambiente.
O fundador da Patagonia, Yvon Chouinard, anunciou recentemente que doou sua empresa bilionária para uma instituição de caridade com o objetivo de melhorar a sustentabilidade.
A partir de agora, os lucros anuais da marca serão distribuídos como dividendos para ajudar a combater as mudanças climáticas.
A Patagonia é apenas um exemplo de marcas ambientalmente conscientes que você pode escolher para ajudar a reduzir sua pegada.
4. Comprar em segunda mão
Uma das maneiras mais fáceis de reduzir sua pegada ecológica é comprar roupas de segunda mão.
Fazer compras em brechós, mercados online como o eBay ou usar aplicativos como o Vinted é uma ótima maneira de encontrar peças únicas e exclusivas, ao mesmo tempo em que apoia a economia circular.
Você não só está dando uma segunda vida às roupas como também está evitando que elas acabem em aterros sanitários.
E, se você não compra roupas novas, isso também diminui a demanda e, portanto, a produção de vestuário em lugares como Bangladesh e China.
5. Compre roupas que durem
Já falamos muitas vezes sobre a fast fashion e os danos que ela está causando ao planeta.
Roupas baratas e de fast fashion costumam ser feitas de materiais de baixa qualidade, que se desgastam rapidamente e precisam ser substituídas com frequência. Ao investir em roupas duráveis, você pode reduzir o número de peças que precisa comprar ao longo do tempo.
Roupas feitas de materiais sustentáveis, como algodão orgânico, Tencel ou linho, são sempre uma escolha melhor. Esses materiais são cultivados sem o uso de pesticidas tóxicos e são biodegradáveis e compostáveis.
Entendemos que o motivo pelo qual as roupas fast fashion são tão populares é que elas são baratas, mas gastar um pouco mais no começo economizará dinheiro a longo prazo — sem mencionar o planeta.
Podemos ajudar com seus objetivos de sustentabilidade
Se você quer reduzir a pegada ecológica do seu negócio, nós podemos ajudar.
Levamos a sustentabilidade muito a sério e fazemos tudo o que podemos para ajudar nossos clientes a reduzir seu impacto ambiental.
O compromisso com a sustentabilidade não deve ser apenas palavras de ordem e slogans vagos, e é por isso que estamos 100% comprometidos com práticas renováveis, éticas e ecológicas.
Grandes mudanças estão chegando à indústria da moda e do vestuário e, com a nossa ajuda, você pode surfar nessa onda e sair mais forte do que nunca.
Temos experiência, contatos e recursos em todas as etapas da cadeia de produção — desde o tratamento ético dos trabalhadores até os materiais de embalagem. Cada etapa pode ser, de alguma forma, mais sustentável.
Entre em contato conosco hoje mesmo se quiser saber mais sobre como podemos ajudar você a reduzir sua pegada ecológica.